quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jóquei

Podemos notar uma importância sem igual, aparentemente é um local para poucos, pois é voltado para elite, mostra o contraste entre o antigo do jóquei e a modernidade do presente na Avenida Lineu de Paula Machado. O local é de grande luxo, sendo notado pelo seu design exterior que se encontra em poucos lugares na cidade.

Palácio

Com rico acervo artístico o Palácio dos Bandeirantes é a sede do governo do estado de São Paulo, podemos notar que este local é pouco visitado apesar de conter belas obras de artistas famosos. Nota-se a imponência do local, o prédio alto, com belas estruturas, várias janelas, jardim bem cuidado e muito grande.

Ponte

Aqui, vemos formas modernas, e uma mistura de luzes da ponte, e dos carros em volta com a "frieza" do concreto. Obra de um custo altíssimo em plena Marginal Pinheiros próximo a Daslu, uma loja muito conceituada com produtos caríssimos.

Mercado

Quem observa esta maravilhosa construção, é difícil que a percepção note que esta, é um Supermercado. Ele é totalmente direcionado a classe alta, (pelos preços dos produtos que contém, e também nota-se que não existem anúncios de ofertas na parte externa) localizado atrás da TV Bandeirantes. Na parte superior, existe um edifício residencial, que é um fato, praticamente fora do normal, pois não é constante encontrarmos um estabelecimento comercial deste porte junto à residências.

TV Bandeirantes

A sua frente carros com insul-film, aparentemente para conduzir artistas. Dando ênfase a Bandeira Nacional e do estado de São Paulo, já que elas encontram-se ao centro do seu logotipo. Localizada em uma rua pouco movimentada, e eles consideram bastante a questão da ecologia, com várias árvores em sua volta.

Hospital Albert Einstein

Entrada do Hospital Albert Einstein, um dos principais hospitais da cidade, vemos dois carros luxuosos entrando, mostrando que este, é um hospital para pessoas de classe alta e média alta. Observamos árvores e plantas bem cuidadas, que junto com as instalações do prédio reforçam seu prestígio.

Estádio Cícero Pompeu de Toledo

A imagem mostra a entrada do estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, no local encontra-se três bandeiras - a do Estado de São Paulo, do Brasil, e do time São Paulo Futebol Clube, elas se destacam na entrada, ficando hasteadas bem no centro. Na parte superior tem o letreiro com o nome do clube e do estádio. As cores que predominam na infra-estrutura são; o preto, vermelho e branco, que representam as cores da equipe que é dona do local. Este local é famoso, e quando há partidas de futebol, ele vira um “caldeirão de emoções”, em sua volta as ruas paralisam até o fim do jogo.

Mansão

Uma casa que representa o Morumbi em si, com sua estrutura detalhada, mostrando muito zelo à propriedade.Podemos observar a grande preocupação com a segurança, devido aos muros altos, cerca elétrica e câmeras ao seu redor.

Capela

Mostra uma capela de construção bem antiga, sendo que o resto da pintura está bem desgastada, mostrando que se tenta manter a sua arquitetura original, parte da sua construção que é feita de barro, fica visível para mostrar aos visitantes como ela foi construída (feita de barro, estrume e sangue de animal).Com suas características e somando á sombra da árvore ao lado, passa a sensação de casa mal assombrada.

Shoppings

Entrada dos shoppings Morumbi Shopping e Market Place, elas estão iluminadas para chamar a atenção das pessoas que passam por perto, apelando ao consumismo. Em ambas as entradas encontram-se algumas árvores e plantas, perfeitamente cuidadas. Na imagem os carros que passam na rua ficam sem foco, dando a sensação que eles passam em alta velocidade.
Ao observarmos esta foto vemos alguns carros e ao redor casas e belas árvores, apesar de que muitas vezes ao passar com pressa não percebemos o que nos rodeia. Percebe-se então, o fato de que o paulistano vive atrasado, e que muitas das vezes o trânsito não ajuda. Nota-se também, o muro alto nas residências, mostrando o medo de quem vive nesta cidade, e a privacidade que estas pessoas procuram.

Parque Alfredo Volpi

Entrada do parque Alfredo Volpi, onde se encontram somente três pessoas, mostrando que na parte nobre do bairro as pessoas não costumam freqüentar lugares públicos a lazer. No parque as árvores são altas, evitando que o sol chegue sobre as pessoas que estão no local.

Mansão na Giovanni

Uma construção antiga, que parece um sanatório ou asilo, por ser grande e ter formas arquitetônicas repetitivas, e que há um estacionamento clandestino ao seu lado. Na calçada estreita e mal cuidada não há possibilidade de locomoção.

Estacionamento do Mercado Marche

Deparamos com uma vista fantástica do estacionamento do supermercado, onde se encontra várias mansões. À sua volta um verde invejável, o céu claro e com algumas nuvens, ficando visível a vegetação.
Nessa imagem, vemos uma placa sobre a calçada, mostrando que o patrimônio publico está mal cuidado nessa região do bairro. Observamos ao seu redor grades, reforçando a idéia de segurança que os moradores do local anseiam.

Bueiro

Nem parece que estamos no Morumbi, mas até lá ocorrem problemas urbanos, enquanto se jorra água do bueiro na rua, (que é um bem precioso e que pode acabar um dia) percebemos ao fundo um carro luxuoso e que em outra situação não o imaginaríamos nestas condições.

Favela e prédio

A imagem mostra a favela de Paraisópolis á esquerda e um prédio luxuoso à direita, dando um contraste de riqueza e pobreza incrível. Passa-se a sensação de que existe um muro de árvores que divide a favela dos prédios. O muro da rua ao lado da favela é sujo e mal cuidado, enquanto o muro do lado luxuoso é pintado e se tem um cuidado melhor com ele. A maioria das casas na favela fica com os tijolos expostos, no entanto a casa fica sem reboque e sem pintura.

Pôr do sol

Aqui observamos um belo pôr do sol, e deste ângulo ele se pondo por detrás da favela. Fazendo-nos a refletir, o "velho ditado" de que - O sol nasce para todos, - independente estes pobres, ricos, deficientes, gordos, magros, enfim, podemos sonhar e acreditar numa vida e em um mundo melhor. Notamos também, a arquitetura das casas, que suas formas são desiguais, retas, nos transmitindo a idéia de vida monótona.

Paraisópolis

Aqui vemos o lado humilde do Morumbi. Aquele que para muitos pode ser considerado como desumano, mais que para outros foi só o que lhes restou para a sobrevivência. Outro lado, que muitas pessoas não conhecem. Neste ângulo, passa a sensação de “mar de pobreza” que a favela nunca tem um final, então, que nesta região ou nesta parte do bairro só vivem pessoas em condições miseráveis.